Acerca de mim

Gosto de partilhar os meus conhecimentos com as pessoas, gosto de ter amigos, gosto de estar bem disposta, gosto de estar com a minha família, gosto muito da minha filha Rita

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Lenda do Milho e do Centeio / Variante Trigo para o Centeio

 Quando se acaba de gastar o milho,  começa a colheita do centeio barroso, que se semeia em fevereiro e só se malha em julho. 
De uma vez o Milho disse para o centeio, criticando-o desta sua demora:
— Gandarela, gandarela,
MILHO
Que andas seis meses na terra.

Respondeu-lhe o Centeio:

— Cala-te lá meu reboludo,
Quando te acabas sou eu que acudo.
Variante:
Disse o Trigo para o Centeio:

— Cala-te lá, Centeio, centeio;
Que tu não fazes as funções que eu faço.

Retruca o Centeio para o Trigo:

— Cala-te lá, Trigo espadanudo,
Que não acodes ao que eu acudo.

Diz dali a Aveia:

— Eu sou a Aveia
Negra e feia;
Mas quem me tem em casa
Não se deita sem ceia.




Sem comentários:

Enviar um comentário