Acerca de mim

Gosto de partilhar os meus conhecimentos com as pessoas, gosto de ter amigos, gosto de estar bem disposta, gosto de estar com a minha família, gosto muito da minha filha Rita

domingo, 25 de maio de 2014

Um mito aborígine astrauliano

Gavião

Há muitos, muitos anos, na primavera do universo, quando tudo o que existe na terra era jovem, duas irmãs caminhavam pelos campos cobertos de belíssimas flores.Saciavam a fome com as deliciosas raízes que tiravam da terra.


Certa vez, ao anoitecer, uma das meninas abaixou-se para colher uma flor que chamou a sua atenção por ser maior que todas as outras.

Ao observar as pétalas, viu estampada numa delas o rosto de um bébé .A carinha era tão bonita que a menina arrancou um pedaço de casca de árvore e com ele fez uma caixinha , onde guardou a flor.

Era como se a flor fosse o seu grande tesouro e ela quisesse protegê-lo.Pôs a caixa num galho de árvore e , todas as tardes,depois do passeio, ia vê-la.E não contou o segredo à irmã.

Acontece que lentamente a flor  se foi transformando num rapazinho que , a cada dia, ficava mais forte e saudável.O verão terminou.Com a chegada do outono, as noites começaram a arrefecer e a criança , a enfraquecer. O seu rosto ficou muito magrinho. A menina encontrou uma coberta feita de pele de animal e agasalhou o bébé-flor.

Um dia ela contou à irmã sobre o seu estranho filhinho. A irmã ficou muito feliz com a novidade. Juntas, cuidaram do rapazinho com toda a dedicação. Conforme ele foi crescendo, as duas ensinaram-no a falar, cantar, caçar e alimentar-se.

Quando se tornou um jovem, o menino transformou-se em Mulian, o gavião, e partiu voando pelos céus. Mas regressava sempre para visitar as suas mães, as irmãs que o haviam recolhido do campo florido. 
Ao sentir que já estava velhinho, converteu-se numa estrela do céu para continuar a iluminar as crianças que, como as duas mães-meninas, amam e protegem as flores da terra.


Gavião

Sem comentários:

Enviar um comentário